
ENERGIA
A Energia é um é um dos aspectos fundamentais das artes marciais. Sua utilização correta, porém, é de conhecimento de uns poucos praticantes. E pela sua importância, mostraremos alguns aspectos básicos da energia no TAEKWONDO. Existem duas formas de energia básicas: aquela que você absorve na forma de alimentos, água e ar e a energia universal, que obtêm com o controle da respiração e o uso correto da mente e do corpo.
O primeiro tipo, todos conhecem. Basta consultar algum livro de exercícios, onde encontrará tabelas de calorias e os cuidados com a água de beber e com o ar que se respira.
Mas e a Energia Universal? Conhecida como KI pelos orientais, essa energia faz parte da construção de todo o Universo. Tudo é constituído pelo KI, desde uma tenra folha até o planeta Terra.
A forma mais conhecida e simples de adquirir o KI é através do controle da respiração. A respiração deve ser feita com o HARA, ou seja, deve ser abdominal e profunda. É por isso que Grandes Mestres querem dizer quando falam em "puxar" o ar para a barriga. No HARA, está o centro de controle e distribuição do KI.
Ao respirar, o KI penetra através dos pulmões e se aloja no HARA, para posterior utilização junto com a respiração. Esta é uma das razões de se expirar quando se golpeia e soltar um KIHAP. O KIHAPsolta o KI, de forma Explosiva, com grande força. Porém não devemos expirar completamente durante os treinos (salvo quando necessário), mas apenas com a metade da nossa capacidade respiratória. Dessa forma sempre temos uma reserva de KI para utilizarmos num combate.
A respiração deve ser suave, com o corpo subindo e descendo suavemente, como uma garça que abre e fecha as asas. A garça é um dos animais utilizados pelos chineses para se inspirarem e criar estilos de artes marciais.
UTILIZAÇÃO:
Para se utilizar o KI deve-se coordenar mente, corpo e respiração. Se algum deles falhar, a energia não se manifestará de forma adequada, nem com toda a sua intensidade.
MENTE - deve estar sempre atenta e concentrada no que está realizando o corpo.
CORPO - deve mover de acordo com os princípios básicos ensinados pelos Grandes Mestres, como rotação do quadril e movimentos dos pés e mãos coordenados. O corpo deve se mover numa só.
RESPIRAÇÃO - deve ser profunda e ao mesmo tempo suave, tudo conforme as explicações acima.
APLICAÇÃO:
Para se aplicar a Energia Universal deve-se sempre seguir as normas, à risca. Ao se mover, os pés devem ser posicionados corretamente e só depois disso deve-se transferir o peso de um pé para outro.
Quando se tranferir o peso, tranfere-se também a energia. Ao se efetuar um bloqueio (defesa), o uso da energia deve ser coordenado com os movimentos do corpo, descarregando-a somente no instante da defesa.
Ao se dar um soco , também deve haver coordenação entre respiração, pernas, quadril, ombro e braços, de modo que o soco seja dado com todo o corpo e não só com o braço. Ao se abaixar levemente antes de um soco e se levantar durante o movimento, absorve-se energia da Terra, que é amplificada ao subir pelo corpo e transferida para o soco, consequentemente para o oponente, obtendo uma potência dez vezes maior que o soco normal.
Claro que estas técnicas de utilização de energia não são utilizavéis num campeonato, por exemplo, já que são extremamente danosas ao oponente.
no começo achava isso uma besteira
ResponderExcluirmas eh real mesmo acredite
flw abraço a todos