terça-feira, 4 de maio de 2010

O Zen nas artes marciais (parte I)*


O ZEN(meditação) tem um grande fundamento. Seu principal objetivo consiste em levar os indivíduos a iluminãção, procurando atingir a natureza das coisas numa visão sem limites, ou seja, a mente em si e sua essência. Pensar em apenas "uma" coisa ou ter apenas "um" pensamento: um pequeno galho... um galho maior.... o tronco... a raiz... o fim da raiz. Descobrir e iluminar, os mistérios, os segredos... que estão mais além. Pode-se meditar sobre qualquer coisa, mas deverá ser exclusivamente "um" único assunto, com muita força de vontade e profunda concentração. Obs.: O assunto da meditação pode ser mudado; será o "seu" assunto,mas que tenha o real valor eque seja apenas um"uma coisa" em cada meditação.

A Escolha do Local:
Uma Atmosfera que haja silêncio e segurança; Quanto mais lonje de barulhos, canções, conversas,etc.,melhor; Não ficar perto de fotos e/ou revistas pornográficas; Não pode ser perto de bar, boate, restaurante, cinema, clube, etc. O local não pode ser muito escuro, apenas na penumbra (pouca luz); Não é bom lugar alto nem com vento; O ideal é que seja quentinho no inverno e fresquinho no verão (temperatura regular); Evitar lugar com fumaça e cheiro.

Condições do Corpo:
Não estar com sono; Não estar cansado; Não estar com abarriga cheia; Não estar com fome; Não estar bêbado; Não ingerir comida crua, dura e estragada;Tem que alimentar 70 a 80% da capacidade normal; Se você entrar em meditação após ter comido muito, poderá acontecer algum tipo de doença; Após as refeições, é necessário um certo tempo de descanso.

Roupas a Serem Usadas:
As mais simples que puder; O cinto não pode ser apertado; A gola da roupa não deve incomodar o pescoço; Roupas grossas, finas demais, sujas, cheirando de mais ou roupas fantasiadas são desaconselháveis.

Preparação ao Sentar-se:
Dois colchonetes, um grande e um pequeno; Não se pode encostar em parede ou cadeira; Se usar os dois colchonetes, dobrar e ajeitar para que fiquem encostados entre o chão e os joelhos, com todo conforto.

Como Sentar:
(Du-bal-badak ou Han-bal-badak)

Du-bal-badak: Levantar a perna direita e colocá-la em cima da coxa esquerda. Agora , levantar a perna esquerda e colocá-la em cima da coxa direita. Toda a sola do pé fica aparecendo para cima.

Han-bal-badak: Colocar o pé direito no fundo da coxa esquerda. Depois, puxar aperna esquerda e colocá-la em cima da coxa direita.

*amanhã posto a segunda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário