sexta-feira, 30 de abril de 2010

Taekwondo: O caminho dos pés e das mãos


O termo "Taekwondo", de origem coreana, significa literalmente "o caminho dos pés e das mãos".

TAE: significa saltar, voar, esmagar com os pés;
KWON: significa bater ou destruir com as mãos;
DO: significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.

Em sentido global, o Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, o uso sem igual de chutes e pontapés voadores, de esquivas e interceptações de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.

O Taekwondo por ser uma modalidade Olímpica desde 1988, requer do seu praticante uma movimentação de vários músculos e articulações do corpo, desenvolve resistência física, coordenação motora, tônus muscular, força, potência, flexibilidade e controle da respiração. A importância da respiração na execução dos golpes é tão grande que muitos médicos recomendam esta atividade para pessoas com asma ou problemas respiratórios. Promove um grande desenvolvimento das funções cerebrais proporcionando em consequência melhora nos reflexos, raciocínio rápido e aumento da capacidade de concentração. Além disso é uma arte educativa e disciplinar.

Com absoluta certeza mais de 90% dos praticantes de Taekwondo buscam uma atividade que dê prazer, melhore a saúde física e o equilíbrio emocional, aumente a autoconfiança e, em resumo, resulte numa qualidade de vida melhor para seu praticante.
Portanto, 10% ou menos das pessoas que praticam o Taekwondo, tem o desejo de se tornarem campeões nacionais, panamericanos ou olímpicos. Chegar a conquistar qualquer um destes títulos, inclusive títulos estaduais, diante do elevado nível dos praticantes e do grande número de competidores, é um feito merecedor de glórias. Quem tem o desejo legítimo de ser um grande campeão olímpico treinando Taekwondo, só poderá alcançá-lo se treinar no estilo WTF.

O que é ensinado nas aulas de Taekwondo WTF?
Um conjunto de conhecimentos que podem ser divididos em cinco grandes grupos: Comportamento, Defesa Pessoal, Quebramento, Luta e Poomsae (movimentos de luta com um adversário imaginário).

No grupo comportamento que é o principal entre todos os demais, professores e mestres buscam fazer que seus alunos tenham atitudes positivas sempre e saibam se portar adequadamente em cada espaço de convívio social seja a família, a escola, o clube ou qualquer outro ambiente. Nesse aspecto frisam a importância da compreensão e do cumprimento das regras de convívio social e de que todos devemos procurar fazer sempre o melhor para nós e para aqueles que nos cercam. Quando fazemos isso, somos campeões.

O Kiokpa ou quebramento é utilizado como forma de testar na prática a técnica e a destreza do aluno. A destruição só se concretiza da correlação entre o material e a concentração da força, velocidade e controle da respiração. O Kiokpa tem como objetivo criar o potêncial de destruir materiais e derrubar adversários através do controle dos ossos e músculos, que se obtém pela exatidão da velocidade, equilíbrio e concentração mental. Para se chegar a isso é necessário muito treino desde os movimentos básicos até os exercícios específicos para cada parte do corpo.

A luta ou kiorugui (como é chamada em coreano) é a parte do Taekwondo WTF que mais chama atenção do público e da mídia. No Brasil isso se deve em muito a exposição de resultados conseguidos por atletas como Natália Falavigna e Diogo Silva. A luta no Taekwondo é um confronto de habilidades técnicas. O Kiorugui, na realidade, cobre uma enorme lista de diferentes tipos de combate encontrados em seus métodos de treino.
As regras de competição de luta de faixas pretas, juvenis ou adultos, permitem chutes no tronco e cabeça, além de socos no tronco. Os golpes precisam ser potentes e podem levar a um nocaute, fato que raramente ocorre devido ao uso de protetores adequados.

Os mestres dizem que na execução do Poomsae (chama-se kata no japonês) é possível verificar a qualidade técnica do taekwondista. No Poomsae são avaliados: movimentos, força, postura, harmonia etc. O interesse pelo treino dessas técnicas tem crescido de forma fantástica e um vencedor nessa categoria é tão importante quanto um ganhador numa competição de luta ou de quebramento (kiokpa).

Portanto ao praticar Taekwondo WTF, você terá a disposição uma arte marcial bastante completa e também uma modalidade esportiva de proporção olimpica que trará benefícios a todos os setores da sua vida.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hapkido: A arte da defesa pessoal


"Hap" significa harmonia, "Ki" significa energia interior e "Do" significa caminho. Hapkido é o caminho de harmonizar-se com a energia interior.

O Hapkido possui uma grande variedade de técnicas e algumas com mais ênfase a movimentos suaves e circulares, alavancas, imobilizações, defesa pessoal e técnicas com armas; o princípio é utilizar disciplina, equilíbrio e capacidade de concentração contrária à força bruta do agressor, aprender a canalizar energias para vencer inclusive o combate interior que devemos travar para nos tornarmos pessoas melhores.

Muito além de defender o mais fraco do mais forte, nas artes marciais pratica-se o exercício do conhecimento interior. Espírito, mente e corpo em perfeita sintonia para vencer os inimigos internos e externos.

O Hapkido desenvolve, entre outras coisas, o equilíbrio, a autoconfiança e o controle de emoções em situações adversas, Você pensa em situações criativas para resolver as limitações. Você aprende a ser feliz e isto é uma das práticas de autodomínio. Através do auto-conhecimento você adquire o autodomínio.

A ansiedade diminui, com a prática dessa arte. As artes marciais são artes de contato, tanto físico quanto humano. As pessoas frente a frente, uma esperando a resposta da outra. Cada um querendo defender e conquistar o seu espaço. Isto é um espelho da vida. No contato com a arte marcial, você sai da indecisão e parte para a realização.

O DO (caminho) te leva a transcendência do ego. Quando você está no tatame você está sujeito a reações extremas em função de como te tocam e te empurram. Você aprende com o Hapkido a transcender este estado de irritação aplicando de forma "suave” um golpe, não partindo para a violência, aprende a esforçar-se para a formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, cultivar o intuito do esforço, respeitar acima de tudo e conter o espírito de agressão.

Essa arte também tem sido atualmente aplicada em treinamentos militares e foi adotada pelas principais polícias do mundo (como o FBI e a SWAT por exemplo).

O Hapkido é uma arte-marcial com raíz milenar coreana que busca o equilíbrio físico, psíquico e energético, integrando o corpo e a mente, a respiração e o movimento. Relaxa e equilibra a saúde, melhora a circulação, a coordenação motora, a memória e o raciocínio. Sem limite de idade e para ambos os sexos.